O impacto da Diabetes na saúde oral

Diabetes e doenças das gengivas: Um ciclo vicioso

Se sofrer de diabetes, o açúcar saturado da sua saliva banha constantemente os seus dentes e gengivas, fornecendo alimento para germes nocivos que podem ajudar a placa bacteriana a desenvolver-se.

Níveis elevados de placa bacteriana podem levar às cáries dentárias, perda de dentes e doenças gengivais precoces, conhecidas como gengivite.

A gengivite é a principal causa da perda dentária. Se não for tratada, a gengivite pode levar à periodontite – doença gengival dentária. Estes elevados níveis de açúcar na saliva podem fazer com que a gengivite ocorra mais rapidamente que o normal.

Assim, por muitos cuidados que tenha em evitar alimentos ou bebidas açucaradas, se tiver diabetes tipo 1 ou tipo 2 é muito propenso a desenvolver cáries dentárias e doenças gengivais. E, porque a diabetes prejudica os seus mecanismos naturais de cura, é mais difícil para si combater infeções orais, tais como a periodontite.

Para piorar a situação, é um ciclo vicioso…

Pesquisas recentes mostram que a doença das gengivas também pode ter um efeito negativo nos seus níveis de açúcar no sangue.

Portanto, faz sentido tomar medidas para controlar a gengivite, porque isto também pode ajudar a melhorar os seus níveis de açúcar no sangue.

grafico-balance-diabetes-001

Como posso identificar que tenho problemas nas gengivas?

escova-de-dentes-anoxident-balance

Aqui estão alguns sinais de doenças gengivais que podem ocorrer na diabetes:

  • Gengivas que se afastam dos dentes expondo as raízes.
  • Vermelhidão ou inchaço das gengivas.
  • Sangramento das gengivas ao escovar os dentes.
  • Dentes sensíveis e soltos.
  • Próteses dentárias que não encaixam bem.
  • Mau hálito ou mau gosto na boca.
  • Um depósito fúngico branco designado por sapinho.*
  • Depósitos de placa leitosa branca ou amarelada, que são normalmente mais pesados entre os dentes.
  • Pus entre os dentes e gengivas acompanhado de sensibilidade ou inchaço na zona de gengiva.
  • Uma sujidade consistente, odor desagradável da boca.

*O sapinho causa manchas brancas ou avermelhadas na boca que podem queimar ou causar dor. Se tiver algum  sintoma de sapinho, o seu  dentista ou médico pode prescrever um  tratamento antifúngico.

Book a dental appointment right away if you have any of these signs.

A importância da auto-ajuda

Assumir o controlo dos seus riscos é muito importante na luta contra a doença periodontal progressiva e, em última análise, na salvaguarda da sua saúde e bem-estar em geral.

Tal como com todos os seus outros programas de controlo da diabetes, pode tomar medidas para ajudar a reduzir os problemas orais.

É importante levar a cabo regimes rigorosos de higiene oral diária, visitar regularmente o seu dentista e manter um bom controlo da glucose no sangue para ajudar a reduzir o risco de problemas periodontais relacionados com a diabetes.

Compreender essas dificuldades e tomar medidas diárias adicionais para controlar a placa bacteriana é essencial.

Portanto, o uso diário de preparações para controlo da placa bacteriana combinada com visitas regulares ao dentista pode ser eficaz na prevenção da doença periodontal.

O que posso fazer para ajudar a prevenir a doença das gengivas?

Todos os produtos AnOxident balance contêm ingredientes de controlo de glucose, e que imitam a saliva.

Uma nova abordagem na higiene oral para diabéticos

AnOxident balance Antioxidante, Tecnologia de Barreira contra a Glucose

Os 4 produtos que compõem a linha AnOxident balance foram desenvolvidos especificamente para ajudar os diabéticos a proteger seus dentes e gengivas dos níveis excessivos de glucose salivar que podem contribuir para os conhecidos problemas orais.

AnOxident balance é uma linha inovadora de produtos para higiene oral que contém um complexo biomimético patenteado; uma combinação única de antioxidantes naturais, compostos bioativos de vitaminas e minerais para ajudar a corrigir desequilíbrios na boca que podem aumentar os radicais livres e causar aa indesejável acumulação de placa bacteriana. Os produtos melhoram e apoiam os sistemas de defesa natural da boca, aumentam os níveis de antioxidantes e formam uma barreira contra os indesejáveis efeitos nocivos do excesso de glucose salivar.

Uma parte essencial do seu plano diário de tratamento da diabetes.

AnOxident balance com Sistema LF-NFQ® e DUOX Patenteado

A gama AnOxident balance inclui 4 Dispositivos Médicos para higiene oral e funciona em sinergia para fornecer uma tecnologia antioxidante e de barreira contra a glucose para a proteção de dentes e gengivas na diabetes.

Durante os momentos em que a sua boca pode estar sujeita a certas deficiências protetoras, AnOxident balance ajuda a reforçar e apoiar a ação natural da saliva, prevenindo os efeitos nocivos do excesso de glucose salivar e radicais livres, estimulando um pH que favorece a presença de flora oral saudável.