O papel da saliva

A importância de uma boca saudável

A boca é o principal meio de introdução de doenças em todo o corpo. Com o seu ambiente húmido e quente, é um paraíso para muitas espécies de microrganismos se desenvolverem e se multiplicarem. Manter dentes e gengivas saudáveis, portanto, não é importante apenas para a sua aparência, mas também para a sua saúde em geral.

Cada vez mais evidências mostram que a má saúde oral pode ser um precursor de doenças cardíacas, distúrbios bronco-pulmonares, enfarte, diabetes e partos prematuros.

Em circunstâncias normais, a natureza fornece à boca sistemas naturais que regulam e controlam esses microrganismos – bactérias, leveduras e vírus – mantendo um equilíbrio saudável que os impede de formar colónias conhecidas como biofilme. A placa dental é uma forma de biofilme que, se não for controlada, pode levar à doença periodontal.

formacao-do-biofime
  1. Bactérias isoladas/planctónicas aderem às superfícies mucosas;
  2. Formam colónias;
  3. Crescem para formar biofilmes.
progressao-do-biofilme

A maneira da natureza de proteger sua boca - A sua Saliva

A sua saliva é um fluido complexo que limpa a sua boca, dia e noite, com sistemas primários de proteção, que ajudam a manter o equilíbrio natural da sua boca, ou do seu ecossistema – também conhecido como microbioma oral. A saliva atua como uma solução de limpeza, um reservatório de iões, um lubrificante e um tampão.

o-papel-da-saliva

A saliva previne a formação de ácidos nocivos na cavidade oral que podem levar à formação de placas bacterianas (biofilme), doenças gengivais e cáries. Evidências taxativas mostram que a saliva é essencial para uma boca saudável e também fornece um mecanismo de defesa contra a introdução de infeções que podem entrar em todo o corpo pela boca.

Além disso, o stresse oxidativo ocorre na boca da mesma forma que em outras partes do corpo. Pode ser causada por inflamação e infeção crónicas, mas também pode causar inflamação e danos às células.

É a ação de fatores não imunológicos da saliva, como Lisozima, Lactoferrina e Lactoperoxidase, em conjunto com outros fatores imunológicos, que ajudam a estimular a presença de flora oral saudável, mantendo o equilíbrio natural da boca.

Os antioxidantes na saliva ajudam a combater os radicais livres que levam ao stresse oxidativo, proporcionando uma primeira linha de defesa antioxidante contra o stresse oxidativo dos radicais livres que pode ser causado pela mastigação e digestão dos alimentos.

factores-de-cicatrizacao

Desta forma, a contínua ação combinada de inúmeros fatores de defesa salivar, associada a uma boa higiene oral, são imprescindíveis para a manutenção do pH neutro necessário para uma boca saudável.

No entanto, a eficácia da sua saliva pode ser perturbada por uma série de fatores externos, como dieta, estado de saúde, tratamentos médicos, medicamentos e distúrbios autoimunes, hormonas, pelo que quanto melhor for a sua saúde, mais eficaz será a sua saliva em manter esse equilíbrio importantíssimo na sua boca.

A diabetes é um desses fatores de risco.